Lula participa da 79ª Sessão da Assembleia da ONU, nos EUA, de 21 a 25 de setembro
Durante a semana, além de discursar no Debate Geral, Lula participará da Cúpula do Futuro, de reunião do G20 e de encontros bilaterais.
18/09/2024
|
07:42
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará visita oficial a Nova York, nos Estados Unidos, entre os dias 21 e 25 de setembro, para participar da abertura do Debate Geral da 79ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), acompanhado do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e de outros ministros de Estado.

O objetivo do Pacto para o Futuro é estabelecer os principais metas e compromissos dos membros das Nações Unidas para com o futuro do multilateralismo. Inclui temas como desenvolvimento sustentável, paz e segurança internacionais, ciência, tecnologia e cooperação digital, juventude e gerações futuras e a reforma da governança global. 

Durante a semana de alto nível, além de discursar no Debate Geral, Lula participará da Cúpula do Futuro, do evento Em defesa da democracia, combatendo os extremismos, da abertura da segunda reunião de Chanceleres do G20 e de reuniões bilaterais.

A delegação brasileira também participará de reuniões de alto nível sobre temas como o fortalecimento do multilateralismo, a reforma da governança global, a defesa da democracia, consolidação da paz, entre outros.

O presidente Lula chegará a Nova York no dia 21. No domingo, dia 22, o presidente participará da primeira sessão da Cúpula do Futuro, convocada pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, sendo o segundo orador previsto para discursar.

A Cúpula será realizada entre os dias 20 e 23 de setembro e é esperado que seja adotado, por consenso, o Pacto para o Futuro, documento contendo compromissos sobre o futuro do sistema multilateral.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lademir Filippin.