Lula inaugura obras em educação e saúde e reforça atendimento do SUS em Goiás
Presidente entregou novo campus do Instituto Federal Goiano, inaugurou hospital universitário em Catalão e visitou unidade referência em cirurgia robótica em Rio Verde.
02/06/2026
|
19:14
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpriu nesta terça-feira (2) uma agenda voltada ao fortalecimento da educação e da saúde em Goiás. Em Catalão, inaugurou o novo campus do Instituto Federal Goiano e o Hospital Universitário da Universidade Federal de Catalão. Em seguida, visitou o Hospital Municipal Universitário de Rio Verde, referência em tecnologia e atendimento especializado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A nova sede do Instituto Federal Goiano recebeu R$ 6,5 milhões em recursos do Novo PAC e amplia a oferta de ensino profissional e tecnológico na região. O campus já atende mais de 1.200 estudantes e conta com laboratórios especializados, incluindo áreas de robótica e tratamento mineral.

Na área da saúde, Lula inaugurou o Hospital Universitário da Universidade Federal de Catalão, que recebeu R$ 67 milhões em investimentos federais para início das operações. A unidade vai atender 56 municípios da região Centro-Sudeste de Goiás e tem capacidade para beneficiar mais de 1,5 milhão de pessoas. O hospital conta com 166 leitos, serviços de média e alta complexidade e atuação nas áreas de ensino, pesquisa e formação de profissionais da saúde.

A agenda foi encerrada em Rio Verde, onde o presidente visitou o Hospital Municipal Universitário. A unidade, que atende exclusivamente pelo SUS, realizou neste ano a primeira cirurgia robótica da região. Com tecnologia de alta precisão, o hospital se destaca pela oferta de procedimentos avançados e reforça os investimentos na modernização da rede pública de saúde no estado.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.