O presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolheu a ativista climática Marcele Oliveira, de 26 anos, como Campeã de Juventude da COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas que será realizada em novembro, em Belém (PA). A nomeação foi resultado de um edital inédito organizado pela Secretaria Nacional de Juventude, em parceria com a Presidência da COP no Brasil.
Marcele é produtora cultural, nascida em Realengo, no Rio de Janeiro, e atua na intersecção entre cultura, educação e enfrentamento às mudanças climáticas nas periferias. Participa de conferências do clima desde 2022 e integra diversas coalizões ambientais. Como Campeã de Juventude, será responsável por articular a participação de jovens no evento internacional.
A função foi criada para garantir que as vozes da juventude sejam ouvidas nas negociações climáticas globais. Marcele assumirá o papel de mobilizar jovens de todo o país e construir propostas que representem suas visões e demandas no combate à crise climática. Ao todo, 154 jovens se inscreveram no edital, dos quais 24 foram pré-selecionados para a escolha final.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.