Lula entrega ao Papa símbolo da Aliança Global e reforça união contra a fome
Encontro no Vaticano marca o primeiro diálogo entre Lula e o Papa Leão XIV e reforça o compromisso do Brasil em liderar ações internacionais de combate à pobreza e à desigualdade.
13/10/2025
|
14:00
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou ao Papa Leão XIV um pin que simboliza a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, durante audiência no Vaticano nesta segunda-feira (13). O gesto representou o fortalecimento da parceria entre Brasil e Vaticano na luta por um mundo mais justo e solidário.

Na conversa de meia hora, Lula e o Papa trataram de temas ligados à fé, à justiça social e aos desafios globais. O presidente elogiou a exortação publicada em 9 de outubro, que destaca a união entre fé e amor pelos mais pobres, e defendeu um movimento internacional de combate à desigualdade econômica e social.

Lula também citou que o Brasil foi retirado do Mapa da fome e os avanços do país nessa área. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de dois milhões de pessoas deixaram a insegurança alimentar grave entre 2023 e 2024, e 8,8 milhões passaram a ter acesso regular à alimentação.

Durante o encontro, Lula reforçou o convite para que o Papa participe da COP30, em Belém, no Pará. O Santo Padre informou que não vai poder comparecer por causa do Jubileu, mas garantiu que enviar representantes e manifestou o desejo de visitar o Brasil em breve.

A visita ao Vaticano antecedeu a Segunda Reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, em Roma, copresidida por Brasil e Espanha, e a abertura do Fórum Mundial da Alimentação 2025, que celebra os 80 anos da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). O presidente esteve acompanhado da primeira-dama, Janja Lula da Silva, e de ministros do governo.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.