O presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou nesta terça-feira (13), na abertura do IV Fórum Celac-China, em Pequim. Lula destacou o papel estratégico da China no desenvolvimento da infraestrutura da América Latina e Caribe — com investimentos essenciais em rodovias, ferrovias, portos e energia.
Lula também ressaltou a importância de fortalecer a indústria regional e garantir que avanços como a inteligência artificial estejam ao alcance de todos os países, e não apenas das nações mais ricas.
Ao falar sobre o clima, o presidente defendeu um modelo de desenvolvimento que una crescimento econômico com preservação ambiental. Ele afirmou que a COP30, marcada para novembro em Belém, será uma oportunidade histórica para o planeta.
Lula ainda reforçou a necessidade de renovar o multilateralismo e modernizar a governança global, com mais inclusão e representatividade. Segundo o presidente, a América Latina pode liderar essa mudança — até mesmo elegendo, pela primeira vez, uma mulher como Secretária-Geral da ONU.
De acordo com o governo federal, durante a visita, foram anunciados novos investimentos chineses no Brasil, especialmente nas áreas de energia sustentável, saúde e tecnologia, fortalecendo ainda mais a parceria entre os dois países, que já são grandes aliados comerciais desde 2009.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo