Durante a reabertura da emergência do Hospital Federal de Bonsucesso, fechada desde 2020, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu o Plano de Reestruturação dos Hospitais Federais do Rio de Janeiro, elaborado pelo Ministério da Saúde. Quatro hospitais fluminenses já iniciaram o processo de reestruturação: Bonsucesso, Andaraí, Cardoso Fontes e Servidores do Estado.
O governo federal repassou R$ 150 milhões à prefeitura e prevê a incorporação de mais R$ 610 milhões de teto MAC (atendimento de média e alta complexidade) para ampliar os atendimentos. Também estão em estudo fusões e integrações para otimizar leitos e qualificação profissional.
A reestruturação mantém os direitos dos servidores e prevê um processo voluntário de movimentação para realocação de profissionais. Vale lembrar que o Ministério da Saúde criou um canal para esclarecer dúvidas de servidores sobre a reestruturação dos hospitais federais do Rio de Janeiro. Os questionamentos podem ser enviados para o e-mail movimentacaoservidor@saude.gov.br. As unidades federais contam hoje com cerca de 7 mil servidores efetivos e 4 mil temporários.
Da Agência Rádio GOV, em Brasília, Dilson Santa Fé