O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nessa segunda-feira (14), a criação do Comitê Interministerial de Negociação e Contramedidas Econômicas e Comerciais. O objetivo é adotar medidas de proteção à economia brasileira após os Estados Unidos anunciarem tarifas de 50% sobre todos os produtos importados do Brasil.
O comitê vai ser presidido pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Geraldo Alckmin. Participam ainda os ministros da Casa Civil, Rui Costa, das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e da Fazenda, Fernando Haddad. Outros ministros podem ser chamados de acordo com o tema das reuniões.
A primeira missão do grupo vai ser ouvir os setores empresariais para avaliar os impactos da decisão norte-americana. As reuniões começam nesta terça-feira (15), com representantes da indústria e do agronegócio.
O comitê vai ser formalizado por decreto, com base na Lei de Reciprocidade Econômica, aprovada este ano pelo Congresso Nacional. O texto garante ao Brasil instrumentos legais para reagir a barreiras comerciais impostas por outros países.
Desde março, o governo brasileiro mantém diálogo com autoridades dos Estados Unidos. O canal de negociação foi iniciado por videoconferência entre Alckmin e representantes do comércio norte-americano. O Itamaraty, o Mdic e o setor privado também participam das tratativas.
O governo brasileiro afirma que vai priorizar o diálogo, mas está preparado para adotar medidas em defesa da economia nacional.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Luciano Barroso