O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone, nesta sexta-feira (19), com o presidente da Espanha, Pedro Sánchez. Os dois reforçaram a expectativa de assinar o Acordo Mercosul-União Europeia durante a Cúpula do bloco em Brasília, marcada para dezembro.
Na avaliação dos líderes, o acordo tem peso estratégico no cenário atual de guerras tarifárias e ataques ao sistema multilateral de comércio. Eles também reiteraram o compromisso com a Cúpula Celac-União Europeia, que acontece em novembro, na Colômbia, e acertaram manter coordenação para alcançar resultados concretos.
Lula e Sánchez voltam a se encontrar na Assembleia Geral da ONU, em Nova York, no dia 22 de setembro. Ambos consideram histórica a conferência que discutirá a solução pacífica para a questão palestina e a criação de dois Estados. Os líderes repudiaram as violações do direito internacional em Gaza, como o deslocamento forçado da população e os planos de ocupação dos territórios palestinos.
Ainda em Nova York, Lula e Sánchez vão co-presidir o evento “Em Defesa da Democracia: Combatendo os Extremismos”, ao lado dos presidentes do Chile, da Colômbia e do Uruguai.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.