O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu início, nesta segunda-feira, à sua agenda oficial na China com um importante anúncio para a economia e o setor de energia brasileiro. Em Pequim, Lula confirmou a captação de US$ 1 bilhão em investimentos da empresa chinesa Envision Group para a produção de combustível sustentável para aviação, o SAF.
O SAF é considerado uma alternativa limpa ao querosene tradicional, e esse investimento deve posicionar o Brasil entre os maiores produtores globais de combustível verde para aviação.
Além disso, Lula participou de audiências com líderes de grandes empresas chinesas. Como resultado dos encontros, também foi anunciada a criação de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento na área de energia renovável.
Outros acordos firmados incluem um memorando de entendimento entre a Telebras e a Norinco Brasil, voltado para soluções de segurança pública em cidades inteligentes.
De acordo com o governo federal, a visita também reforça a sólida relação entre Brasil e China, que é o maior parceiro comercial brasileiro desde 2009. Em 2023, o comércio entre os dois países bateu recorde, com mais de US$ 157 bilhões movimentados.
Nos próximos dias, o presidente Lula deve se encontrar com o presidente chinês Xi Jinping, para aprofundar a cooperação econômica, tecnológica e ambiental entre os dois países.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo