Lula anuncia investimento de R$ 37 bilhões da Petrobras em São Paulo
Anúncio foi feito na Refinaria de Paulínia, nesta segunda-feira (18). Recursos serão aplicados até 2030.
18/05/2026
|
15:42
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

A Petrobras vai investir, no estado de São Paulo, R$ 37 bilhões até 2030. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (18) pelo presidente Lula, na Refinaria de Paulínia. Cerca de 38 mil postos de trabalho diretos e indiretos serão gerados com a iniciativa.

O valor a ser investido vai fortalecer a posição da Petrobras no estado, com destaque para projetos inovadores em refino, biorrefino, descarbonização e geração de energia sustentável.

Do total de investimentos, R$ 6 bilhões serão aplicados na refinaria, que é a maior da Petrobras, responsável pelo abastecimento de mais de 30% do território brasileiro.

O projeto de ampliação da capacidade de processamento da Refinaria de Paulínia vai permitir o aumento de 5% da produção dos atuais 434 mil barris por dia para 459 mil barris por dia.

Foi concluída, na refinaria, a construção de uma Unidade de Hidrotratamento de Diesel, que iniciou sua operação em 2025 e recebeu um investimento de R$ 2,1 bilhões. A planta aumentou em 10% a produção nacional de Diesel S-10, contribuindo de forma significativa para reduzir a dependência do mercado internacional desse produto.

Além da Refinaria de Paulínia, estão previstos outros investimentos da Petrobras, como a ampliação de unidades de hidrotratamento de diesel, a implantação de oleoduto entre municípios de São Paulo, e a construção de novo píer no Terminal Aquaviário de Santos.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Danielle Popov.