O presidente Lula anunciou que o Brasil vai investir US$ 1 bilhão de dólares no Fundo de Florestas Tropicais para Sempre. Foi durante a Sessão de Abertura da Reunião sobre o Fundo, nesta terça-feira. A iniciativa vai ser lançada oficialmente pelo governo federal durante a COP30, Conferência das Nações Unidas Sobre Mudança do Clima, em Belém do Pará. O Fundo propõe um modelo inovador de financiamento para a conservação das florestas tropicais.
Ao anunciar o aporte de 1 bilhão de dólares, Lula disse que O Brasil vai liderar pelo exemplo. No total, mais de 70 países em desenvolvimento com florestas tropicais podem receber os recursos.
Lula ressaltou que o novo Fundo será complementar aos mecanismos de pagamento por redução de emissões de gases de efeito estufa, e os dividendos gerados serão repartidos anualmente entre os investidores e os países que mantiverem as florestas em pé. Um monitoramento por satélite tornará possível identificar se os países estão respeitando a meta de manutenção do desmatamento abaixo de meio por cento. Segundo o presidente, a meta é que cada país possa receber até 4 dólares por hectare conservado.
De acordo com o Planalto, para aderir ao Fundo, os países deverão ter sistemas de gestão financeira transparentes e concordar em separar 20% dos recursos especificamente para povos indígenas e comunidades tradicionais.
Até o momento, outros cinco países que possuem florestas tropicais integram a iniciativa: Colômbia, Gana, República Democrática do Congo, Indonésia e Malásia. Além disso, cinco países potencialmente investidores também participam do processo de fundação do mecanismo: Alemanha, Emirados Árabes Unidos, França, Noruega e Reino Unido.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Ana Gabriella Sales