Lula anuncia ações para fortalecer agricultura familiar durante visita ao Pará
Presidente defendeu ampliação e formulação de medidas que atendam as demandas dos quilombolas e celebrou avanços alcançados por meio de programas sociais na comunidade.
04/11/2025
|
10:36
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou algumas comunidades no Pará, nesta segunda-feira (3). Pela manhã, Lula visitou a Comunidade Quilombola Itacoã-Miri, no município de Acará, onde se reuniu com lideranças locais. Lula destacou a importância de garantir que a floresta permaneça em pé, mas com condições dignas de vida para quem vive nela.

A comunidade, que segundo o Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriga quase cem famílias, é reconhecida como território quilombola e é, de acordo com o governo federal, exemplo de resistência, organização e valorização da cultura afro-brasileira.

Itacoã-Miri já conta com moradias do Minha Casa, Minha Vida Rural, escola quilombola, posto de saúde, energia sustentável e iniciativas culturais como o carimbó, o Afrozambe, o ponto de memória e a produção de biojoias e artesanato.

À tarde, o presidente foi até o Assentamento Agroextrativista Ilha Grande, localizado em uma ilha de 922 hectares, às margens do Rio Guarapiranga. Durante a visita, Lula reforçou que a capital paraense foi escolhida para sediar a COP30 para que as mais de 140 delegações estrangeiras que participarão do evento possam conhecer a Amazônia e o povo que nela vive.

O presidente anunciou nas comunidades o compromisso de ampliar políticas de crédito, assistência técnica e apoio à mecanização agrícola para fortalecer a produção local e gerar renda.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Dilson Santa Fé