Localizações de crianças desaparecidas sobem 15% em 2024
Relatório preliminar aponta avanço na taxa de localização de crianças desaparecidas. Especialistas reforçam a importância do registro imediato da ocorrência.
24/05/2025
|
13:10
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O número de crianças localizadas após desaparecimento cresceu 15% em 2024, segundo dados preliminares do Relatório Estatístico Anual das Autoridades Estaduais. O total de localizações passou de 1.479 em 2023 para 1.697 no ano passado, elevando a taxa de 69% para 76%.

De acordo com o Ministério da Justiça, um dos principais fatores para o sucesso na localização é o registro imediato do boletim de ocorrência. A campanha “Não Espere 24h”, do Ministério da Justiça, reforça que não é necessário aguardar para acionar a polícia. O registro pode ser feito presencialmente ou online.

Também ganham destaque ferramentas como o Alerta Amber, parceria com as redes sociais que divulga imagens de crianças desaparecidas num raio de 160 quilômetros. Desde 2023, 56 alertas foram emitidos e dois terços resultaram em localização.

O relatório oficial vai ser divulgado em agosto. No dia 25 de maio, celebra-se o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas, data que chama atenção para a prevenção e a resposta rápida diante desses casos.

 Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.