Lei cria Dia Nacional em Memória das Vítimas de Trânsito
Data será lembrada no terceiro domingo de novembro. Nova lei também reforça ações do Plano Nacional de Redução de Mortes no Trânsito.
11/05/2026
|
10:38
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Uma lei que cria o Dia Nacional de Mobilização em Memória das Vítimas de Trânsito foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (11). A data será celebrada no terceiro domingo de novembro. A norma também altera regras do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, o Pnatrans, e prevê apoio dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito para ações e projetos de mobilização.

Dados da Polícia Rodoviária Federal, PRF, mostram queda nos principais indicadores de acidentes em rodovias federais no ano passado. Foram registrados cerca de 72 mil e 500 sinistros e pouco mais de 6 mil mortes. Em 2024, foram mais de 73 mil e 200 acidentes e cerca de 6 mil e 200 óbitos. Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná lideraram o número de acidentes registrados nas estradas federais.

Para reduzir acidentes e mortes, a PRF mantém ações de fiscalização e prevenção nas rodovias. Em 2025, o órgão fiscalizou mais de 4 milhões e 600 mil veículos e 5 milhões e 400 mil pessoas. Também foram realizados mais de 3 milhões e 500 mil testes de alcoolemia, que resultaram em 51 mil infrações e mais de 3 mil e 600 pessoas detidas por embriaguez ao volante.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Dilson Santa Fé