A inflação recuou para todas as faixas de renda em janeiro, na comparação direta com dezembro de 2024, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O alívio veio para as famílias de menor poder aquisitivo, que sentiram o impacto da redução de 14% nas tarifas de energia elétrica.
Enquanto a inflação das famílias de renda muito baixa passou de 0,48% em dezembro para uma queda de 0,17% em janeiro, a inflação para famílias de renda alta se manteve praticamente estável, registrando 0,54% em janeiro, ante 0,55% no mês anterior.
Apesar disso, a alta dos alimentos pesou mais nas faixas de renda mais baixas. Produtos como café, tubérculos, carnes e ovos ficaram mais caros. Já para as famílias de renda alta, os maiores impactos vieram dos combustíveis e das passagens aéreas.
No acumulado de 12 meses, a inflação foi de 4% para as famílias de renda muito baixa e de 5% para as de renda alta. As informações compõem o Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda, divulgado nesta terça-feira (18).
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Diego Freitas