O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, ficou em 0,24% no mês de junho, uma queda em relação aos 0,26% registrados em maio. No ano, a inflação acumula alta de 2,99% e, nos últimos 12 meses, chega a 5,35%.
A principal pressão no bolso do consumidor veio da conta de luz, com alta de quase 3%, puxada pela bandeira tarifária vermelha, que adiciona R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos.
Já os alimentos, que têm grande peso no orçamento das famílias, caíram 0,18%. O alívio veio da redução nos preços de itens como ovo, arroz e frutas. Mas o tomate, por exemplo, subiu mais de 3%.
Nos transportes, a gasolina caiu 1,38%, mas houve alta nos aplicativos de mobilidade e nos serviços de manutenção de carros.
O índice mostra que, apesar da inflação estar sob controle, as famílias ainda sentem os impactos em despesas básicas como energia, alimentação e transporte. Para quem ganha até 5 salários mínimos, o INPC, que mede a inflação para essa faixa, também subiu 0,23% em junho.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo