O acesso a diagnósticos mais rápidos e tratamentos mais eficazes tem início nos laboratórios. Com o objetivo de aproximar a ciência da população, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, anunciou nesta segunda-feira (4) a ampliação do Laboratório Multiusuário de Pesquisa Translacional e do Biobanco do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip).
Apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a iniciativa, prevê investimento de R$ 12,6 milhões para fortalecer a pesquisa em saúde e ampliar a oferta de exames especializados no Nordeste. O recurso é do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
Com a expansão, a capacidade de realização de testes genéticos e celulares poderá crescer em até cinco vezes, reduzindo custos e permitindo análises mais precisas, inclusive do genoma humano. A estrutura do laboratório também será ampliada, passará de 265 m² para 340 m², com expansão do parque tecnológico de 44 para 78 equipamentos.
A iniciativa integra a chamada Proinfra Desenvolvimento Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste, lançada para desconcentrar recursos e fortalecer a infraestrutura científica em regiões historicamente menos atendidas. O projeto tem prazo de execução de 36 meses.
Da Agência Rádio GOV, em Brasília, Thayssa Victória.