Internet na região Amazônica: governo inicia obras de infovia aquática
Projeto vai conectar 85 escolas públicas, 13 hospitais e oito centros de pesquisa, além de possibilitar que operadoras ofereçam pacotes de internet mais acessíveis para os moradores.
22/01/2025
|
10:08
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Foi dada largada para as obras de instalação da Infovia 02, que vai levar internet de fibra óptica a cerca de 370 mil habitantes, de 13 cidades da região amazônica.

Uma plataforma acoplada a dois rebocadores está implantando os cabos sob as águas do rio Solimões. A embarcação sai de Tefé e vai até Benjamin Constant, no Amazonas, com previsão de chegada em 18 de fevereiro. Serão lançados 1,1 mil quilômetros de cabos subfluviais, um dos maiores projetos de conectividade do mundo.

A infovia faz parte de um acordo internacional, assinado ano passado entre o Ministério das Comunicações e o Ministério de Tecnologias da Informação e Comunicações da Colômbia.

A estrutura vai conectar 85 escolas públicas, 13 hospitais e oito centros de pesquisa, além de possibilitar que operadoras ofereçam pacotes de internet mais acessíveis para os moradores. E mais: cada local terá uma praça pública equipada com WI-FI, ampliando o acesso à internet para toda a comunidade.

A iniciativa integra o programa Norte Conectado, que tem como finalidade expandir a infraestrutura de comunicações na região amazônica, por meio da implantação de 12 mil quilômetros de cabos de fibra ótica submersos em rios.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Graziella Mendonça