Foi instituído o Programa Nacional de Pesquisa Clínica, um marco para a consolidação de pesquisa clínica mais integrada, moderna e orientada às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). A medida foi publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira (08).
O Programa Nacional de Pesquisa Clínica tem entre os objetivos posicionar o Brasil como polo estratégico na rede global de Pesquisa e Desenvolvimento de tecnologias em saúde, com ampliação da capacidade nacional para condução de ensaios clínicos em todas as fases de desenvolvimento. A secretaria-executiva do programa será executada pelo Ministério da Saúde.
A medida do governo tem como objetivo fazer com que mais brasileiros tenham acesso às inovações na área da saúde.
Além de criar o programa, a norma estabelece a qualificação e certificação de centros de pesquisa, formação de recursos humanos especializados, capacitação contínua e estratégias para retenção de profissionais qualificados em pesquisa clínica.
Vale lembrar que o Ministério da Saúde anunciou recentemente o investimento inicial de R$ 120 milhões para apoio à infraestrutura de pesquisa clínica, modernização de centros de pesquisa e ampliação da capacidade nacional de estudos clínicos.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Danielle Popov.