A Secretaria de Comunicação Social do governo federal informou que, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), começou a liberar as respostas das entidades, sobre descontos feitos nos benefícios de aposentados e pensionistas. As associações têm até 15 dias úteis para responder às contestações, e os retornos estão sendo enviados gradualmente.
De acordo com a Secretaria, se a entidade não respondeu ou não comprovou o desconto, o INSS cobra o valor de volta com uma guia. Nesse caso, o segurado não precisa fazer nada, apenas acompanhar o processo pelo aplicativo Meu INSS ou pela Central 135.
Mas, se a entidade apresentou documentos ou informou que há processo judicial, o aposentado ou pensionista deve se manifestar. O prazo para isso é de 30 dias corridos, contados a partir do recebimento da resposta.
A manifestação pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS desde o dia 9 de junho, ou nos Correios a partir do dia 16. Não é preciso anexar documentos, apenas informar se concorda ou não com o que foi dito pela entidade.
Alerta contra golpe: não é possível responder por telefone, nem presencialmente nas agências do INSS. O Instituto também informa que o órgão não envia mensagem por WhatsApp, SMS ou e-mail com links. A consulta deve ser feita exclusivamente pelos canais oficiais: agências dos Correios e aplicativo Meu INSS.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.