O INSS confirmou sua participação na segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). Com a adesão do Instituto, o número de órgãos participantes subiu para 36, e o total de vagas agora é de 3.652 — um aumento de 300 vagas só para o cargo de Analista do Seguro Social.
O concurso ainda está em fase de preparação. De acordo como Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o edital deve ser publicado em julho de 2025, após a escolha da banca organizadora.
As provas objetivas estão previstas para o dia 5 de outubro e as provas discursivas, para os aprovados na primeira fase, acontecem em 7 de dezembro.
Além do INSS, essa seleção também vai oferecer oportunidades para novas carreiras transversais do governo federal, como Analista Técnico de Justiça e Defesa e Analista Técnico de Desenvolvimento Socioeconômico.
Segundo o governo federal, o modelo do CPNU continua com a proposta de democratizar o acesso ao serviço público, com provas aplicadas em todas as regiões do país e seleção por blocos temáticos.
Ao todo, são 2.480 vagas imediatas e outras 1.172 para cadastro reserva. A expectativa é que o resultado final do concurso seja divulgado em fevereiro de 2026.
Confira a tabela atualizada com os órgãos e cargos participantes pelo gov.br/gestao.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo