O Ministério da Educação (MEC) prorrogou as inscrições para a formação continuada com foco na Política de Educação Integral. A pasta vai receber os formulários dos candidatos até o dia 9 de março. A iniciativa tem como público alvo os secretários e as equipes técnicas das redes de ensino municipal, estadual e distrital, além dos conselheiros de educação.
As inscrições ocorrem em duas fases, por links diferentes enviados pelo MEC às secretarias e aos conselhos de educação. Na primeira etapa, as entidades indicam os cursistas. Na sequência, o cursista indicado deve preencher os dados pessoais.
Caso os interessados não tenham recebido o link para o formulário, o MEC orienta a encaminhar uma solicitação para o e-mail escolaemtempointegral@mec.gov.br. No texto, é preciso informar o município e o estado, o endereço eletrônico da secretaria ou conselho e os nomes indicados para participar do curso.
O curso é realizado em parceria com universidades das cinco regiões do Brasil. São elas: as universidades federais do Pará; de Goiás; da Bahia; do Ceará; de Minas Gerais e da Fronteira Sul.
A iniciativa faz parte de uma política pública estratégica para alcançar a Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, vigente até 31 de dezembro de 2025. O programa estabelece que, no mínimo, 50% das escolas públicas devem oferecer educação em tempo integral para, pelo menos, 25% dos estudantes da educação básica.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, José Carlos Andrade