Os interessados em participar da primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) têm até a próxima sexta-feira, 25 de julho, para se inscrever, pelo Sistema PND. Até esta data, também é possível solicitar atendimento especializado e uso de nome social.
As provas serão aplicadas no dia 26 de outubro. As regras e os procedimentos para a realização da PND estão disponíveis no Edital , publicado pelo Ministério da Educação , por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A taxa de inscrição custa R$ 85 e deve ser paga até 31 de julho. Estão isentos do pagamento da taxa estudantes concluintes inscritos no Enade das Licenciaturas que solicitaram a isenção, bem como cidadãos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e doadores de medula óssea.
O programa visa atender 2,3 milhões de docentes em todo o país e prevê as seguintes iniciativas, além da PND: Bolsa Mais Professores, Pé-de-Meia Licenciaturas, Portal de Formação e ações de valorização em parceria com bancos públicos e outros ministérios.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lademir Filippin