Inmetro reforça que armas de bolinhas de gel não são brinquedos
Itens como réplicas de armas não se enquadram na categoria e não devem ostentar o selo de conformidade do Inmetro, nem serem vendidos como brinquedo; Instituto também orienta população a denunciar práticas irregulares.
22/01/2025
|
19:40
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, Inmetro, esclarece que não determinou a retirada do mercado das armas de bolinhas de gel. A autarquia reforça que não é a responsável por fiscalizar a comercialização dessas réplicas de armas, já que os produtos não são classificados como brinquedos e, por isso, não possuem selo de conformidade do Inmetro.

Segundo a nota, as armas de bolinhas de gel se assemelham a equipamentos como airsoft e paintball, por isso não se enquadram na categoria de brinquedos voltados para crianças de até 14 anos.

Desde o ano passado, o Instituto orienta os consumidores a denunciarem qualquer comercialização irregular das armas que possuam, de forma indevida, o selo de conformidade do Inmetro. As denúncias podem ser feitas pela Plataforma Integrada de Ouvidoria, acessível pelo site falabr.cgu.gov.br.

Com supervisão de Ana Gabriella Sales, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima.