O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou, na última quinta-feira (10), um levantamento dos principais fenômenos meteorológicos que atuaram no Brasil em setembro de 2024.
Em setembro, os maiores acumulados de chuva concentraram-se no noroeste do país, principalmente devido à combinação de calor e alta umidade, porém os volumes de chuvas não foram suficientes para alcançar a média histórica.
Além da falta de chuvas em grande parte do país, o mês também foi marcado por calor extremo, com dois episódios de ondas de calor entre os dias 2 e 9 de setembro, a primeira onda e; entre os dias 22 e 28 de setembro; a segunda onda, com destaque para o dia 26 , onde foram observadas anomalias de temperaturas positivas que ultrapassaram os 7°C acima da média, ou seja, temperaturas maiores que a média climatológica especialmente no Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, sul do Mato Grosso e de Goiás.
Segundo o Inmet, nesse dia, algumas estações registraram temperaturas máximas acima de 40°C, como nos Estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso e Minas Gerais.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lademir Filippin