Setembro tem previsão de calor em excesso e temperaturas acima da média, afirma Inmet
Temperaturas médias poderão ultrapassar os 30 ºC principalmente em áreas do Pará, Amazonas, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Maranhão e Piauí; confira prognóstico para o mês
30/08/2024
|
09:23
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o mês de setembro indica chuvas acima da média na faixa norte da Região Norte, sul do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, bem como em grande parte da Região Sul .

Já nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, sul da Região Norte, interior da Região Nordeste e oeste do Paraná, são previstas chuvas próximas e abaixo da média climatológica .

O Inmet ressalta que a redução das chuvas em grande parte do país nesta época do ano é devido à persistência de massas de ar seco que ocasiona a diminuição da umidade relativa do ar e, consequentemente, favorece o aumento da incidência de queimadas, além do aumento de doenças respiratórias.

Considerando o prognóstico climático do Inmet para setembro de 2024 e seus possíveis impactos nas principais culturas, a previsão de pouca chuva em grande parte do Brasil aponta para uma redução dos níveis de umidade no solo, principalmente no Matopiba (região que abrange os Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

Quanto às temperaturas, a previsão indica que deverão ser acima da média em grande parte do país, devido à redução das chuvas, com possibilidade de ocorrência de alguns dias de calor em excesso, principalmente em áreas do Pará, Amazonas, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Maranhão e Piauí, onde as temperaturas médias poderão ultrapassar os 30 ºC.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Dilson Santa Fé