A produção industrial brasileira segue em alta. Segundo a Pesquisa Industrial Mensal Regional (PIM Regional), divulgada, nesta sexta-feira (13), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a indústria avançou em outubro 5,8% em relação ao mesmo mês de 2023, com crescimento em 16 das 18 regiões pesquisadas pelo instituto.
No acumulado dos últimos 12 meses, o setor apresentou alta de 3%, com resultados positivos em 17 regiões. Já no acumulado de 2024, a produção industrial subiu 3,4%, com crescimento em todas as 18 localidades pesquisadas. Esses números posicionam a indústria nacional 2,6% acima do nível pré-pandemia.
São Paulo, o maior parque industrial do país, cresceu 2% em outubro frente a setembro, contribuindo significativamente para o desempenho nacional. Estados como Pará (7%) e Mato Grosso (4,6%) também registraram avanços, confirmando a força da recuperação.
De acordo com Bernardo Almeida, analista da PIM Regional, embora os juros elevados e a inflação ainda impactem o consumo e os investimentos no setor, a recuperação do mercado de trabalho e o aumento da renda têm sustentado a retomada da indústria. Para o analista, a superação dos níveis pré-pandemia reforça a resiliência do setor diante dos desafios econômicos.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, José Carlos Andrade