IBGE: vendas no varejo variam -0,4% em novembro
A média móvel trimestral, que foi de 0,3% em outubro, variou 0,2% no trimestre encerrado em novembro. Já o acumulado nos últimos 12 meses ficou em 4,6%, 26º mês seguido em que esse indicador é positivo.
09/01/2025
|
15:09
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Em novembro de 2024, as vendas no comércio varejista no Brasil variaram negativamente 0,4% na comparação com o mês anterior, quando tiveram variação positiva de 0,4%. No ano, o varejo acumula alta de 5,0%. A média móvel trimestral, que foi de 0,3% em outubro, variou 0,2% no trimestre encerrado em novembro. Já o acumulado nos últimos 12 meses ficou em 4,6%, 26º mês seguido em que esse indicador é positivo. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada nesta quinta-feira (9) pelo IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

No comércio varejista ampliado, que inclui, além do varejo, as atividades de Veículos, motos, partes e peças, Material de construção e Atacado especializado de produtos alimentícios, bebidas e fumo, o volume de vendas caiu 1,8% na passagem de outubro para novembro. A média móvel trimestral do varejo ampliado ficou estável no trimestre encerrado em novembro

Quanto às atividades, cinco das oito pesquisadas apresentaram resultados negativos. O setor de Móveis e eletrodomésticos foi o que teve maior queda em novembro (-2,8%).

De outubro para novembro, 17 unidades da federação obtiveram desempenho negativo, com destaque para Rio de Janeiro (-5,7%), Paraíba (-4,3%) e Goiás (-2,7%). Dentre as dez UFs com resultados positivos, Espírito Santo (4,1%), Acre (1,3%) e Mato Grosso (1,2%) se destacaram.

Já na comparação com novembro de 2023 as vendas no varejo avançaram 4,7%.

A pesquisa completa pode ser consultada em sidra.ibge.gov.br