A produção industrial do Brasil cresceu em 10 dos 15 locais pesquisados pelo IBGE. O levantamento é referente à passagem de fevereiro para março deste ano. No total, o Índice Nacional teve alta de 1,2%. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional, divulgada nesta quarta-feira (14) pelo IBGE.
O maior crescimento foi registrado no Amazonas, com alta de 5,6%. A indústria amazonense se recuperou de dois meses seguidos de queda, com destaque para os setores de petróleo, biocombustíveis e eletrônicos.
Outros estados com forte crescimento foram Espírito Santo, Pará e Rio de Janeiro, segundo o levantamento. Todos tiveram alta de 4,5% ou mais na comparação com fevereiro.
Na outra ponta, Pernambuco teve a maior queda na produção industrial: menos 5%. Os setores de veículos e produtos químicos foram os mais afetados da indústria pernambucana.
A pesquisa aponta ainda que, na comparação com março do ano passado, a indústria brasileira cresceu 3,1%. No acumulado dos últimos 12 meses, 14 das 18 localidades pesquisadas tiveram crescimento.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Luciano Seixas.