IBGE: mais de 31% dos municípios brasileiros ainda despejam resíduos sólidos em lixões
De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, municípios com população superior a 50 mil habitantes deveriam implementar uma forma adequada de descarte de rejeitos até agosto de 2023, mas 21,5% desses municípios seguem com os lixões, segundo a pesquisa.
28/11/2024
|
18:37
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição
Mais de 30% dos municípios brasileiros ainda usam lixões, a forma menos adequada de descarte de resíduos. A maioria destes lixões está nas regiões Norte e Nordeste.
Apenas 28,6% fazem a destinação correta em aterros sanitários, mesmo após 14 anos da Política Nacional de Resíduos Sólidos.  
Os dados são do Suplemento de Saneamento da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) 2023, divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE.
Ainda de acordo com a pesquisa, a coleta seletiva existe em 60,5% dos municípios, mas catadores informais ainda atuam em grande parte das cidades. Já soluções sustentáveis para drenagem, como jardins de chuva, estão presentes em apenas 24,5%.  
A pesquisa Munic 2023 também destaca avanços na Política de Saneamento Básico, mas aponta desafios na educação ambiental e gestão de resíduos. Para conferir todos os dados da pesquisa Munic 2023, acesse ibge.gov.br.
Com supervisão de Ana Gabriella Sales, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefânia Lima.