IBGE ganha tridígito 137 e terá canal direto com a população a partir de 2026
Novo número de utilidade pública vai permitir contato rápido com o Instituto, fortalecendo a segurança das pesquisas e ampliando a confiança da sociedade.
26/09/2025
|
13:35
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou, na quinta-feira (25), que a Anatel o reconheceu como serviço de utilidade pública e autorizou o uso do tridígito 137. O novo número entra em funcionamento em 2026, ano em que o Instituto completa 90 anos, e será o canal oficial de contato da população com a instituição.

O 137 vai poder ser usado para confirmar a identidade de recenseadores, esclarecer dúvidas sobre pesquisas domiciliares e empresariais, agendar visitas de coleta e solicitar informações estatísticas. O serviço será gratuito, disponível 24 horas por dia e deve receber mais de 1 milhão de ligações já no primeiro ano.

Segundo a presidência do IBGE, o número fortalece a transparência, previne golpes e amplia a confiança nas estatísticas oficiais. A iniciativa também faz parte do processo de digitalização do Instituto e vai facilitar a disseminação de informações para toda a sociedade brasileira.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.