As hidrovias estão ganhando cada vez mais espaço no transporte de grãos no Brasil, segundo o Ministério de Portos e Aeroportos. Atualmente, elas são protagonistas na exportação de soja e milho.
De janeiro a julho deste ano, a região movimentou quase 20 milhões de toneladas de grãos pelos portos da Amazônia, de acordo com a Antaq, Agência Nacional de Transportes Aquaviários. A maior parte percorreu a hidrovia do Rio Amazonas, com 10,26 de milhões toneladas, seguida pelos rios Pará, Tocantins e Tapajós, que juntos movimentaram cerca de outros 10 milhões.
Entre os portos mais movimentados estão Vila do Conde, Barcarena e Santarém, no Pará, além de Hermasa e Novo Remanso, no Amazonas.
Os dados também mostram que a China segue como principal destino da soja e do milho brasileiros, com 7,5 milhões de toneladas exportadas até julho. Mas outros países, como Espanha, Turquia, Argélia e México, também estão ampliando as compras.
Para o Ministério, a navegação interior reduz custos, encurta distâncias e aumenta a competitividade do agronegócio no cenário global. A expectativa do Governo Federal é de que a navegação interior deixe de ser alternativa e se consolide como eixo central da logística nacional.
Com supervisão de Diego Freitas, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima.