O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou, por meio de nota à imprensa, que todas as ações previstas no Plano de Contingência relacionado à gripe aviária no Brasil estão sendo executadas com rigor técnico e responsabilidade.
Segundo a pasta, estão em curso as vistorias de propriedades localizadas na área com raio de 10km onde se declarou a emergência. Diversas propriedades rurais já foram vistoriadas neste final de semana.
Durante essas ações, apenas uma suspeita foi identificada, localizada em uma propriedade de subsistência. Segundo o Mapa, essa ocorrência não impacta o comércio internacional nem compromete a segurança dos alimentos inspecionados.
O governo federal informou que, na propriedade em questão, todas as aves e ovos já foram descartados. E o processo de limpeza e desinfecção das instalações está em andamento.
Ainda segundo o governo, as amostras coletadas estão a caminho do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo, em Campinas, e os resultados preliminares devem sair até o fim desta segunda-feira (19).
Em relação às barreiras sanitárias, o governo informou que cinco das sete barreiras de bloqueio para o trânsito de animais já foram instaladas. Das seis barreiras de desinfecção, pelo menos quatro já estão operando.
Ainda em destaque, uma investigação está em curso no município de Aguiarnópolis, no Tocantins. Amostras analisadas apontaram a presença do vírus Influenza A, com baixa possibilidade de ser de alta patogenicidade. O Mapa reforça que as investigações continuam, com controle de trânsito e vigilância mantidos na região.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Dilson Santa Fé