Governo regulamenta serviço de proteção social domiciliar para gestantes e crianças
Iniciativa contribui para a proteção e desenvolvimento integral de crianças na primeira infância e de gestantes; terão prioridade gestantes e crianças de até seis anos beneficiárias do Bolsa Família, do BPC e inscritas no CadÚnico.
16/10/2025
|
15:51
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome regulamentou o Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para gestantes e crianças de até seis anos. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (16).

O serviço tem como objetivo fortalecer os vínculos familiares e garantir cuidados essenciais na primeira infância. Entre as ações, estão visitas domiciliares e o acompanhamento socioassistencial de famílias em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social. As ações são desenvolvidas de forma integrada, com atenção às competências de estados e municípios.

Vão ter prioridade gestantes e crianças de até seis anos beneficiárias do Bolsa Família, do Benefício de Prestação Continuada e inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais. Também vão ser atendidas famílias de povos e comunidades tradicionais, população em situação de rua, migrantes, refugiados, entre outros perfis.

Para saber mais sobre a Proteção Social Básica no Domicílio para gestantes e crianças, acesse gov.br/mds.

Com supervisão de Lucilly Araújo, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima.