O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou nesta quarta-feira (23), em Brasília, do evento Transformação Digital: um governo para cada pessoa. Na cerimônia, Lula assinou um decreto que regulamenta o uso da biometria na concessão, renovação e manutenção de benefícios da seguridade social. A medida é para aumentar a segurança e combater fraudes. A Carteira de Identidade Nacional (CIN), que usa o CPF como número único, será a base para esse controle.
Também foi lançado o aplicativo oficial da CIN, que permite a validação gratuita e segura dos dados. Mais de 30 milhões de documentos já foram emitidos em todo o país.
Durante o evento, o governo firmou parceria com a Caixa Econômica Federal para agilizar a coleta biométrica e ampliar o acesso da população à nova carteira. Um projeto-piloto será iniciado nos próximos dias no Rio Grande do Norte, com atendimento reforçado em áreas remotas, usando estruturas móveis do banco como agências-barco e caminhões.
Outro decreto assinado cria a Rede Nacional de Dados da Saúde, sistema que vai conectar informações médicas e ampliar a qualidade dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). O governo também abriu uma consulta pública sobre a Política de Governança de Dados e apresentou o aplicativo Meu Imóvel Rural, que reúne em um único sistema dados fundiários e ambientais de propriedades rurais, para facilitar o acesso ao crédito e à regularização.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.