O Governo Federal iniciou hoje a segunda fase da Mobilização Nacional de Identificação de Pessoas Desaparecidas. Nesta etapa, profissionais do SUS e do Sistema Único de Assistência Social serão orientados sobre como identificar pessoas internadas, sem documentos ou sem condições de se comunicar. A ação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com os ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Social.
Para agilizar a identificação, será distribuída uma cartilha com procedimentos a serem adotados e contatos dos órgãos responsáveis.
O protocolo inclui coleta de impressões digitais e fotografias. Caso a identidade não seja confirmada, o material genético pode ser coletado e comparado com bancos de dados nacionais. O objetivo é garantir que nenhuma pessoa permaneça sem identificação ou sem a chance de reencontro com a família.
A mobilização, que começou em agosto de 2024, já realizou a coleta de DNA de familiares de desaparecidos. A última etapa, prevista para 2025, vai analisar impressões digitais de pessoas falecidas, ainda não identificadas. A lista de contatos dos pontos focais de cada estado e do Distrito Federal está disponível no site gov.br/mj
Da Agência Rádio Gov, em Braília, Claudimário Carvalho