Governo questiona mudanças da Meta e agenda audiência pública para análise
Após resposta da Meta sobre alterações em políticas de conduta e checagem de fatos, governo federal manifesta preocupação e vai convocar audiência pública para discutir impacto das medidas.
15/01/2025
|
09:49
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

A Advocacia-Geral da União (AGU) recebeu a resposta da Meta, controladora das redes sociais Facebook, Instagram e WhatsApp, sobre mudanças recentes na Política de Conduta de Ódio e checagem de fatos.

Segundo a empresa, o Programa de Verificação de Fatos vai ser descontinuado apenas nos Estados Unidos, sendo substituído pelas Notas da Comunidade. No Brasil, o programa segue ativo por enquanto, mas as alterações já implementadas geraram preocupações no governo.

No entendimento da AGU e de ministérios que atuam no tema, as mudanças contrariam a legislação brasileira e colocam em risco direitos fundamentais. O governo destacou que essas alterações também destoam de compromissos assumidos pela Meta em discussões sobre o Marco Civil da Internet no Supremo Tribunal Federal.

Para discutir o impacto das novas regras, vai ser realizada uma audiência pública na próxima semana, com a presença de representantes do governo, sociedade civil, especialistas e agências de checagem.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lademir Filippin