O Governo do Brasil assinou contratos e autorizou obras que somam quase R$ 5,5 bilhões para prevenção de enchentes no Rio Grande do Sul. Os investimentos fazem parte do Fundo de Apoio à Infraestrutura para Recuperação e Adaptação a Eventos Climáticos Extremos, criado após as enchentes que atingiram o estado em 2024.
As obras contemplam a recuperação e modernização de sistemas de proteção contra cheias em Porto Alegre e outros 15 municípios gaúchos. Entre as ações previstas estão intervenções em bacias hidrográficas, canais de drenagem e estruturas de contenção para reduzir os impactos de novos eventos climáticos extremos.
O governo também autorizou o início da construção de mais de mil moradias do programa Minha Casa, Minha Vida em 22 municípios atingidos pelas enchentes. Parte das unidades será destinada às famílias que perderam as casas durante a tragédia climática.
Segundo o balanço apresentado pelo governo, mais de R$ 89 bilhões já foram destinados ao Rio Grande do Sul desde as enchentes. Os recursos financiaram ações de defesa civil, reconstrução de escolas e unidades de saúde, apoio econômico e assistência às famílias atingidas.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.