O governo federal definiu o calendário de pagamentos do Abono Salarial para 2025. A partir de 17 de fevereiro, trabalhadores nascidos em janeiro poderão sacar o benefício, que vai estar disponível até 29 de dezembro de 2025. A medida vai beneficiar 25,8 milhões de pessoas, com recursos totais de R$ 30,7 bilhões.
Para receber o abono, é necessário ter trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2023, com remuneração de até dois salários mínimos. Além disso, o trabalhador deve estar cadastrado no programa há pelo menos 5 anos e ter os dados corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou no eSocial.
Os valores variam conforme o período de trabalho, chegando a até um salário mínimo. A consulta ao benefício vai estar disponível a partir de 5 de fevereiro, por meio da Carteira de Trabalho Digital, do portal GOV.BR e da Central Alô Trabalho – telefone 158.
Os pagamentos vão ser realizados via Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil, com opções de crédito em conta, saque presencial e transferência via PIX ou TED. Em 2024, 99% dos beneficiários retiraram o abono, mas 239 mil trabalhadores ainda têm até 27 de dezembro para sacar o valor restante.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lademir Filippin