O Governo Federal anunciou a seleção de 130 mil novas moradias pelo programa Minha Casa, Minha Vida. O novo ciclo de contratações prevê 110 mil unidades urbanas com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) e 20 mil com verbas do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social. A prioridade será para municípios com mais de 50 mil habitantes, mas cidades menores também vão poder apresentar propostas.
Segundo informações do Governo, as novas moradias terão varanda, biblioteca e padrões sustentáveis. Os projetos precisam estar em terrenos com boa localização, próximos a serviços públicos, e deverão seguir critérios que favorecem a qualidade de vida e a redução do impacto ambiental.
Os interessados — estados, municípios e construtoras — já podem cadastrar as propostas no site da Caixa Econômica Federal. O modelo adotado é o de ingresso contínuo, que acelera a análise e o início das obras. O Governo destaca que os recursos estão garantidos, com quase R$ 15 bilhões disponíveis apenas para o FAR. A expectativa é de que as contratações sigam até agosto de 2026 ou até que as metas sejam atingidas.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.