O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos anunciou nesta terça-feira (30), em parceria com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), o início do Projeto INSPIRE. O trabalho é voltado para o uso da Inteligência Artificial na transformação digital do Estado. O objetivo é integrar e qualificar bases de dados sociais, como saúde, educação e CadÚnico, para oferecer serviços públicos personalizados e mais eficientes.
Com duração de quatro anos e investimento de R$ 390 milhões, o projeto é financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), com foco na proteção de dados, interoperabilidade e cibersegurança. Entre as aplicações previstas estão alertas de saúde, sistemas de recomendação de serviços e uso de IA generativa para facilitar o acesso da população a benefícios e políticas públicas.
Segundo o governo federal, a iniciativa é para aumentar a eficiência administrativa, reduzir fraudes e garantir que cada cidadão receba serviços de acordo com seu momento de vida. O centro de pesquisa vai cuidar do desenvolvimento das soluções e da formação de equipes especializadas em Campinas, em parceria com universidades e outras instituições de pesquisa.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.