O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) assinaram, nessa quinta-feira (19), uma portaria que lança a Plataforma Agro Brasil + Sustentável, ambiente digital gratuito que centraliza dados oficiais e privados para qualificar o setor agropecuário.
A iniciativa deve estrear com serviços de análise acelerada de crédito para o Plano Safra e verificação socioambiental de propriedades, o que auxilia produtores a atenderem normas do mercado nacional e internacional.
Com acesso pelo portal Gov.br, a plataforma vai centralizar informações antes dispersas e facilitar o cumprimento de normas ambientais e trabalhistas. Instituições financeiras validadas pelo Banco Central também vão poder utilizá-la para agilizar a concessão de crédito agrícola, cruzando dados com requisitos legais de forma automática.
A ferramenta ainda vai validar informações de propriedades em bases oficiais, como as do Incra e da Receita Federal, emitindo relatórios com QR Codes que atestam a conformidade socioambiental. Segundo o ministério, essa integração reduz burocracias e incentiva o acesso a mercados com mais exigências.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lademir Filippin