O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Camilo Santana, lançaram o programa Mais Professores para o Brasil. O programa, que busca fortalecer a formação e a valorização de professores da educação básica, está estruturado em cinco eixos: seleção para o ingresso na docência; atratividade para as licenciaturas; alocação de professores; formação docente; e valorização.
Uma das principais medidas é a Prova Nacional Docente, que vai ser aplicada anualmente para melhorar a qualidade da seleção de professores e estimular concursos públicos.
Para atrair novos profissionais, o governo federal criou o Pé-de-Meia Licenciaturas, oferecendo auxílio mensal de R$ 1.050 para estudantes de licenciatura com alto desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Também vai ser concedida a Bolsa Mais Professores, com apoio financeiro de R$ 2.100, além do salário regular, para docentes que atuarem em áreas com maior carência.
Outro destaque é a criação de um portal centralizado para cursos de formação inicial e continuada, além de parcerias com o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, que vão oferecer benefícios exclusivos, como cartão de crédito sem anuidade.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Dilson Santa Fé