O governo federal lançou o Fundo de Investimentos em Infraestrutura de Saúde. O fundo será operado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com recursos de R$ 20 bilhões para ampliar e modernizar as redes públicas de saúde e educação em todo o país.
Segundo o Ministério da Saúde, o financiamento será destinado a obras, aquisição de equipamentos e veículos, com juros reduzidos e prazos diferenciados. Metade dos recursos será liberada em 2025 e o restante em 2026.
Ainda de acordo com o ministério, o objetivo do governo federal é direcionar investimentos a regiões com maior necessidade e fortalecer a rede vinculada ao programa Agora Tem Especialistas, que busca reduzir o tempo de espera por consultas e procedimentos no Sistema Único de Saúde (SUS).
Poderão apresentar propostas hospitais privados e filantrópicos conveniados ao SUS, como Santas Casas, organizações sociais e parcerias público-privadas. Instituições ligadas ao programa Agora Tem Especialistas vão ter prioridade e condições especiais de financiamento.
Os recursos podem ser usados em construção e modernização de unidades, compra de equipamentos médicos e veículos de transporte sanitário. As inscrições estão abertas até 7 de novembro.
Mais informações estão disponíveis no site gov.br/saude.
Com supervisão de Lucilly Araújo, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefânia Lima