O governo federal lançou nesta quarta-feira (28) um edital de 1 bilhão e 200 milhões de reais, que deve levar internet de banda larga e wi-fi para até 20 mil escolas públicas no ensino básico até 2026. As conexões serão realizadas por empresas de telecomunicações que podem abater o investimento das contribuições ao Fust, o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações.
O edital foi lançado nesta quarta-feira pelo MEC e Ministério das Comunicações, e é considerado estratégico, com parâmetros justos para que as operadoras tenham interesse em aderir ao certame. As operadoras e provedores vão ter liberdade para escolher as escolas e terão três anos de renúncia fiscal. Neste ano, as operadoras poderão usar até 40% do que contribuiriam para o Fust para conectar escolas. Já em 2025 e 2026, esse percentual será de até 50%.
A medida faz parte do programa Escolas Conectadas, uma parceria entre os ministérios, e também do Novo PAC, Programa de Aceleração do Crescimento, que pretende levar internet para uso pedagógico a todas as 138 mil escolas de ensino básico do país.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Luciano Seixas