O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou uma Medida Provisória que cria o Crédito do Trabalhador, linha de empréstimo consignado voltada a trabalhadores da iniciativa privada. A nova modalidade vai permitir a contratação de crédito com juros menores diretamente pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital).
A partir de 21 de março, trabalhadores com carteira assinada vão poder autorizar bancos a acessarem dados salariais para receber propostas de crédito. As parcelas vão ser descontadas diretamente na folha de pagamento via eSocial, reduzindo os custos da operação.
O programa inclui trabalhadores domésticos, rurais e empregados de Microempreendedor individual (MEI), que antes não tinham acesso ao consignado privado. Além disso, vai ser possível usar até 10% do saldo do FGTS e 100% da multa rescisória como garantia.
O governo estima que 19 milhões de trabalhadores possam aderir ao programa, movimentando até R$ 120 bilhões em empréstimos. A iniciativa busca reduzir o superendividamento, permitindo a migração de dívidas com juros elevados para condições mais vantajosas.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Dilson Santa Fé