O Ministério da Saúde está intensificando as ações contra a dengue no Brasil. Para reduzir casos graves e óbitos, a pasta anunciou, nesta terça-feira (8), que o foco inicial das ações é voltado a 80 cidades com alta transmissão da doença e com mais de 100 mil habitantes. Dos 80 municípios, 55 são do estado de São Paulo. A lista completa está disponível no site gov.br/saude.
Já no primeiro momento, a Força Nacional do SUS vai montar até 150 centros de hidratação. Cada um com até 100 leitos. O investimento total, segundo o ministério, é de R$ 300 milhões.
As cidades também vão receber apoio para ampliar a vacinação, com ações como busca ativa de não vacinados, monitoramento de estoques e garantia de abastecimento. 16 municípios vão oferecer a vacina conta a dengue pela primeira vez.
Até o fim de abril, o governo pretende distribuir mais de 1.200 equipamento de UBV, Ultra Baixo Volume, tecnologia de última geração no controle de vetores para impedir surtos.
De acordo com o ministério, até março de 2025, o Brasil teve uma queda de 75% nos casos e 83% nos óbitos por dengue em relação ao ano passado. Mas o alerta continua. Os meses de abril e maio são os de maior risco, especialmente no Sudeste.
Para mais informações, acesse gov.br/saude.
Com supervisão de Diego Freitas, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima.