Governo garante segurança sanitária em importação de banana do Equador
Durante encontro com bananicultores de várias regiões do país na última terça-feira (30), MDA e MAPA afirmaram que o comércio interno de banana não terá prejuízos e que a vigilância sanitária brasileira é referência mundial.
01/10/2025
|
18:44
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Os ministros do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e da Agriculta e Pecuária, Carlos Fávaro, receberam esta semana, em Brasília, representantes de produtores de banana de várias regiões do Brasil. Na reunião, os produtores manifestaram preocupação econômica e sanitária com a abertura do mercado brasileiro para a importação de banana do Equador.

Os produtores destacaram, ainda, a importância econômica e social da banana em locais como o Vale do Ribeira, em São Paulo, regiões irrigadas no norte de Minas e Ceará, Bahia, Tocantins e Espírito Santo, e também para as comunidades indígenas e quilombolas.

Durante o encontro, os ministros garantiram que a vigilância sanitária brasileira é referência mundial, atenta a qualquer risco, e reforçaram que não há casos do fungo Fusarium 4 no Equador.

Os ministros se comprometeram a acompanhar toda a análise sanitária da importação da banana do Equador e a evitar qualquer prejuízo para os produtores brasileiros no mercado interno.

O governo também se dispôs a manter o diálogo com o setor e a apoiar a abertura de novos mercados internacionais para a banana brasileira.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Luciano Seixas.