O Ministério da Cultura (MinC) lançou o Programa Rouanet da Juventude para impulsionar a produção cultural entre jovens. A pasta anunciou um investimento inicial de R$ 6 milhões com o intuito de apoiar ações voltadas para brasileiros, de 15 a 29 anos, das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
O programa tem o objetivo de nacionalizar os incentivos da Lei Rouanet para a juventude de regiões e segmentos historicamente marginalizados, como comunidades quilombolas, indígenas, LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência e moradores de periferias urbanas.
O Rouanet da Juventude pretende capacitar os jovens por meio de oficinas práticas de artes cênicas, literatura, música, artes visuais, museologia, memória social e jogos eletrônicos.
Cada proposta aprovada pode receber até R$ 200 mil. O desenvolvimento dos projetos vai ter acompanhamento técnico para garantir a viabilidade e o impacto social da obra.
As inscrições e a realização das oficinas vão ser feitas em parceria com o Sesi Nacional, de 25 de fevereiro até 30 de abril de 2025. Já o processo de análise e seleção de projetos tem início no dia 15 de maio e vai até 15 de novembro de 2025.
Para mais informações, acesse gov.br/secom.
Da Rádio Gov, em Brasília, José Carlos Andrade