O Ministério dos Transportes anunciou, nesta terça-feira (31), a contratação do Consórcio Penedo-Neópolis, que ficará responsável pelas obras de reconstrução da ponte Juscelino Kubitschek, na BR-226, na divisa entre o Maranhão e o Tocantins.
A estrutura antiga da ponte, que foi inaugurada em 1961, desabou no último dia 22, deixando mortos e feridos. A Marinha e o Corpo de Bombeiros continuam as buscas por desaparecidos.
Segundo o Ministério dos Transportes, a estrutura, que ligava as cidades de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO) já não atendia ao aumento do fluxo de veículos e de carga transportada pelo eixo.
A contratação emergencial do consórcio, que dispensa licitação, foi publicada no Diário Oficial da União pelo Dnit, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes.
Ao todo, o investimento será de R$ 171 milhões. O valor inclui a demolição da ponte atual, novas fundações e a melhoria dos acessos às duas cidades. Segundo o Dnit, a nova ponte terá acostamento, passeio, ciclovia e será 7 metros mais larga que a anterior.
A previsão é que as obras sejam concluídas até dezembro de 2025.
Da Agência Rádio Gov em Brasília,
Ariane Póvoa